quarta-feira, 31 de maio de 2017

Na Câmara de Vereadores, Pedro Bitu cobrou ao Secretário de Saúde, reivindicações dos trabalhadores

Vereador Pedro Bitu, como bom sindicalista e no ofício de parlamentar representante dos servidores municipais, cobrou do Secretário de Saúde, quando da visita deste à Câmara de Vereadores, maior atenção aos Trabalhadores no que afirmou o edil: “V. Ex.ª ainda não recebeu o Sindicato com a pauta das reivindicações dos trabalhadores...”

O Vereador sindicalista continuou na fala indagando ao Secretária se o mesmo teria alguma resposta acerca da pauta de reivindicação dos servidores, qual seja, ajuda deslocamento para os Técnico de Enfermagem e motoristas, que laboram nas zonas rurais; reajuste das diárias; a correção de insalubridade; mudança de nomenclatura dos condutores de ambulâncias e pagamento do PMAQ/2017.

O Secretário disse que a ajuda de custo dos profissionais, havia sido motivo de reunião com o prefeito e que estavam estudando o caso. Todavia, afirmou: “Então, tá se estudando esse abono, essas questões. Porque eu acredito que se a Gestão der condição de deslocamento, garantir que os profissionais trabalhem dentro do horário, garantir alimentação e garantir todas as condições de trabalho... essa ajuda de custo fica sem sentido”.

Quanto a classificação correta do adicional de insalubridade o Secretário informou que já houve algumas audiências no Ministério Público do Trabalho e que a Secretaria já contratou o técnico em segurança do trabalho para avaliação dos graus de insalubridade a que faz jus cada categoria; e, que a situação será regularizada no mês de junho, prazo dado pelo MPT.

No que se refere ao PMAQ/2017, o Secretário disse que ainda não pagou tal verba, porque todas as categorias estão reivindicando uma reavaliação da lei, pois acham injustos os percentuais como tem sido dividido o recurso entre as categorias. Sendo, portanto, acordado pelos profissionais a divisão em igual valor para todos.

Fez certo o Vereador em cobrar a pauta dos trabalhadores, pois, são reivindicações justas e necessárias, afinal a saúde não é somente usuários, aparelhagem física, ou ações e estratégias, mas também trabalhadores, que necessitam ter sua saúde preservada e seus direitos garantidos.

Escrito por:
Erialdo Abrahão