terça-feira, 10 de setembro de 2013

Professores de luto e em luta

Professores de luto e em luta 











No dia consagrado à Independência do Brasil, os professores da rede municipal de ensino do município de Várzea Alegre trajaram, pelo menos, uma peça de roupa na cor preta e, ou, colaram adesivo com a seguinte inscrição: 7 de setembro: professores de luto e em luta, pela profissão e por melhoria salarial.

Os professores no dever do seu ofício acompanharam as suas escolas e, assim, contribuíram de forma exemplar para o lindo desfile de comemoração à Independência, que este ano adotou como tema: o Brasil de todas as culturas. Todavia, aproveitaram ensejo do sentimento de liberdade e se utilizaram do instrumento democrático para fazer seu protesto na via pública.

Cumpre notar, que uma das culturas arraigadas neste país é a desvalorização da profissão docente. Desvalorização que perpassa, principalmente, pelo salário dos educadores. Por isso, foi oportuno o cartaz doado por um aluno aos professores, onde se podia ler: “Brasil Vamos Acordar PROFESSOR Vale MAIS que o Neymar!!!”

Por fim, releva dizer, que o pelotão protestante se fez no decorrer do percurso cívico, já próximo ao palanque, visto que, os professores precisavam acompanhar as suas escolas e dar suporto aos seus alunos. Portanto, o aludido pelotão continha, apenas, parte dos manifestantes. Vale registrar, ainda, os aplausos e elogios recebidos da parte dos populares, docentes e discentes.