quarta-feira, 10 de abril de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO

No cumprimento do dever de noticiar sobre a Campanha Salarial – 2013, O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SSPMVA vem nesta oportunidade a clarear e se posicionar diante do fato que incontestavelmente, passou a ser motivo de consternação para os servidores e de total desconforto para o nosso Sindicato.
A atual Gestão Municipal afirma, conforme o fez em reunião neste Sindicato e notícia veiculada na imprensa local,  de que  não há  previsão para reajuste salarial, de valor nem data, sob alegação do cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Importa-nos ressaltar, que o município de Várzea Alegre paga um dos menores salários da região, e como se não bastasse acumula, em algumas categorias, índices elevados de percas salariais. Assim,  se pergunta como pode a Despesa Total com Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida  já beirar o limite legal?
É oportuno comunicar que houve nos primeiros meses deste ano de 2013, inúmeras contratações ou recontratação de servidores pela Prefeitura Municipal de Várzea Alegre. Seria este o principal instrumento de oneração da Folha de Pagamento?
Cumpre-nos dizer ainda, que pelo menos, no tocante a Folha de Pagamento do FUNDEB (60%), não pode faltar dinheiro para reajuste, pois o Piso Nacional do Magistério – MEC foi reajustado em 7.97% e o repasse, de modo geral, do citado Fundo teve crescimento significativo. É certo ter o dinheiro e não reajustar o salário?
Isto posto, esclarecemos que esta Entidade Sindical, respeita a argumentação da Administração Municipal, porém, discorda.   Temos posição firmada e ciência de que o servidor municipal está em prejuízo de salário, há tempo; o inchamento da Folha de Pagamento consiste no excesso de funcionários, isso é visível; existe dinheiro para aumento de salário, pelo menos, para os trabalhadores que recebem do FUNDEB, isso é claro; o servidor legalmente investido no seu trabalho precisa ter seu salário reajustado anualmente, isso é evidente.
Por tudo isso, resta-nos informar que este Sindicato, legítimo defensor do servidor municipal e, portanto, inequívoco detentor desta denominação, sente-se na obrigação de puxar este debate junto ao Gestor, para primeiro propor, em seguida mediar e por fim requerer soluções concretas para o reajuste e composição de um salário digno para todos os servidores públicos municipais.


Atenciosamente: Erivaldo Abrahão de Oliveira - presidente