terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CONFETAM realiza Seminário Nacional da Saúde do Trabalhador (a).



O evento acontece em Fortaleza, com parceria da FETAMCE
O Seminário Nacional da Saúde do Trabalhador (a) tem o objetivo de mobilizar os dirigentes e assessores (as) dos sindicatos do serviço público municipal para o debate sobre o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP e as Políticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador no âmbito dos municípios/Estado e das ações sindicais bem como o controle social em Saúde do Trabalhador.
A presidente da CONFETAM Graça Costa ressaltou a importância do encontro nacional sobre a saúde do trabalhador. Acrescentou que não adianta lutar pelos ideais do ramo sem priorizar a saúde, já que o trabalhador precisa estar saudável para reivindicar seus interesses.A mesa de abertura do Seminário foi composta por Graça Costa - Presidente da CONFETAM; Irene Rodrigues - Secretária de Saúde do Trabalhador da CONFETAM; Sebastiana Faustino, Netinha - Presidente da FETAMCE; Rosania Braga - Secretária da Saúde do Trabalhador da FETAMCE; Gilberto Salviano, da CUT Nacional; Dr. Marco Peres - Médico-Sanitarista e o Deputado Artur Bruno, pesidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Ceará.
O deputado petista Artur Bruno foi o primeiro a se pronunciar. Ele saudou a todos e afirmou que o estado do Ceará tem sido um grande exemplo no que tange aos avanços do ramo municipal. O parlamentar destacou ainda o entrosamento entre os servidores municipais do Ceará e a Assembleia Legislativa. " Sempre que é necessário realizar alguma audiência, os dirigentes se sentem a vontade em procurar a Assembleia", finalizou.
Irene Rodrigues, secretária de saúde do trabalhador da CONFETAM, destacou que o maior desafio para 2010 é cobrar das autoridades uma política que trate da saúde do trabalhador e que portanto, o seminário seria fundamental para esse avanço.Em seguida, Rosania Braga, da FETAMCE frisou a conquista do PCCS. A secretária mencionou os avanços da educação e destacou que a união é essencial para os avanços na área da saúde. " Os professores já passaram por esse processo, é certo que ainda há muito o que conquistar, mas agora é preciso nos unirmos para avançarmos na saúde", disse Rosania.
Netinha, presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Ceará também falou sobre o tema em debate e considerou o encontro primordial para começar a luta por melhorias na saúde do servidor público municipal.
Estiveram presentes no debate representantes dos municípios cearenses de Caucaia, Tianguá, Ubajara, Tamboril, Itapajé, Piquê Carneiro, Acaraú, Madalena e Várzea Alegre e líderes sindicais dos estados da Bahia, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina. Da CONFETAM, participaram do encontro os dirigentes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Finalizadas as apresentações, as atividades pela manhã foram encerradas com Giberto Salviano e em seguida, Dr Marco Peres, mediando debate sobre a saúde do trabalhador: avanços e desafios.