O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Magnaldo Barros Franco, lançou na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 06, a campanha salarial da categoria, com o tema: Prefeito Negocia.
Pela proposta, o Sindicato reivindica 15% de aumento salarial, com reposição da inflação total.
Magnaldo Barros Franco também reivindicou do Município, a implantação de plano de Cargos e Carreiras para todos os servidores municipais, o fim da contratação de servidores terceirizados, abrindo mais vagas para servidores concursados, plano de segurança e condições de trabalho, um programa de saúde para o trabalhador, combate ao assédio moral, transporte escolar de qualidade e piso nacional dos professores.
O vice-presidente do SSPM, Pedro Bitu, reafirmou a reivindicação de reajuste salarial de 15%, citando que, só de recursos do Fundeb, deve entrar nos cofres do município, neste ano, R$ 17.220.354,12, o que respalda o pedido.
O vereador do PSDB, Chico Clementino, perguntou ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Magnaldo Barros Franco, sobre questões relacionadas à sobra de recursos do Fundeb e contratação de terceirizados pelo Município, no que Magnaldo respondeu que a Prefeitura tem até o mês de março para prestar contas dos recursos do Fundeb, e, quanto aos terceirizados, Magnaldo declarou que o ano letivo começou agora e ainda não tem essa pesquisa.
O vereador Luiz do Conselho (PRB), parabenizou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Magnaldo Barros Franco, pela persistência na reivindicação de direitos da categoria e prestou o seu apoio à luta da categoria sindical.
O petista Antônio Sebastião, das bases sindicais, traçou um perfil da sua trajetória sindical para prestar apoio às causas defendidas pela direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
Antônio Sebastião evidenciou as dificuldades que são enfrentadas no dia a dia da luta sindical, vez que, há casos em que os próprios servidores desconhecem o conteúdo das reivindicações propostas para melhorar a vida de cada um.
Falando em nome do governo, a vereadora Professora Dedê (PC do B), parabenizou o Sindicato pelo trabalho de defesa da categoria e afirmou que o prefeito Vanderlei cumprirá com os acordos firmados em campanha. Ela pediu compreensão da categoria no processo de negociação, haja vista, o prefeito ter assumido o Município agora, momento em que avalia as receitas municipais.
Luiz Luciano, vereador do PMDB, defendeu que na administração do ex-prefeito Zé Helder, os servidores tiveram tratamento diferenciado, com a realização de dois concursos públicos, implantação de plano de carreiras e do piso salarial. Ele observou que nessa administração, acredita que não será diferente, mas que o prefeito, Vanderlei, precisa verificar as questões da Lei de Responsabilidade Fiscal nesse processo de negociação.
Além de parabenizar a direção do Sindicato dos Servidores, a vereadora do PSDB, Eliana Maria, defendeu a instalação de mais ações de aprendizagem pela secretaria municipal de Educação.
O vereador Gregório (PT), também elogiou a direção do Sindicato, e destacou a importância do diálogo no processo de negociação, no qual possam ser respeitadas as condições de cada lado.
O presidente da Câmara Municipal, em exercício, Dr. Fabrício Rolim (PV), disse que como servidor público concursado, apoia a luta encabeçada pela direção do SSPM.
Magnaldo Barros Franco comentou que a secretária de Educação, Maria Wandernaid, já esteve no sindicato, se mostrando aberta ao diálogo, e citou que houve avanços e conquistas no governo do ex-prefeito Zé Helder.