domingo, 23 de dezembro de 2012

PREFEITURA DE VÁRZEA ALEGRE PAGA 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.


            Sexta-feira dia 21, aconteceu em Várzea Alegre- Ce, o pagamento do 13º salário aos servidores efetivos, ficando sem receber os temporários do município, que a gestão alega falta de recursos para liberar a gratificação.
            O presidente do SSPMVA: Magnaldo Barros Franco, que vinha questionando os números de contratados temporários, nos últimos meses pelo gestor municipal, chegando até a impetrar uma ação judicial na Comarca de Várzea Alegre para sanar o problema, e exigindo o concurso público para o município.
            Disse o presidente que somente um temporário ligou para o SSPMVA, denunciando o descaso da administração para com a categoria, e pediu que não fosse identificado. Reafirmou o dirigente, que os servidores temporários são mais vulneráveis ao assédio moral, perseguição política e a submissão pelo medo de serem afastados dos seus empregos, esclareceu, que a gratificação natalina, popularmente conhecida como 13º salário, é direito conferido aos urbanos, rurais e domésticos, bem como os trabalhadores avulsos e temporários, nos termos do artigo 7º XXXIV, e parágrafo único da Constituição de 88, e as leis 4.090/62 e 4.749/65.

01- Quem tem direito ao 13º salário?

R: a lei, 4.090/62,e mantido pela Constituição Federal de 1988, estabelece que todos os trabalhadores domésticos, rurais, incluindo os temporários e servidores aposentados.

02- Temporários que trabalhou alguns meses na empresa tem direito ao 13º salário?

R: o(a) trabalhador(a) temporário(a) tem direito ao 13º proporcional aos meses trabalhados.

03- Se o(a) empregado(a) não recebe na data estipulada, como pode buscar os seus direitos?

R: caso o(a) trabalhador(a) ainda esteja como o seu contrato em curso, a melhor forma de tratar é por meio de um acordo com o empregador. Caso não chegue a uma solução, é aconselhável que se busca apoio do Ministério Público ou do Sindicato da Categoria. E se ainda não houver um desfecho favorável, a saída é procurar um advogado para avaliar se o caso é de entrar com uma ação judicial.