sábado, 1 de julho de 2017

50 mil participam de ato em Fortaleza nesta sexta-feira (30/6)




Manifestações e paralisações ocorreram em todo o Ceará e envolveu todas as oito centrais sindicais e movimentos sociais que atuam no estado. Maior ato levou 50 mil ao Centro da capital

(Foto: Emanuel Lima/CUT-CE)
 Pelos menos 50 mil pessoas participaram do ato de massa em Fortaleza, como parte das mobilizações da Greve Geral, em âmbito nacional, realizada durante toda a manhã e parte da tarde desta sexta-feira (30/6). Na capital, trabalhadores e trabalhadoras, representantes de movimentos sociais e sindical, juventude, estudantes, negros, LGBTI e sociedade civil organizada se manifestaram desde as primeiras horas da manhã. A caminhada teve concentração principal na Praça Clóvis Beviláqua (mais conhecida como Praça da Bandeira), no Centro. Depois, seguiu pelas ruas do bairro até a Praça do Ferreira, mobilizada pela CUT-CE e demais centrais sindicais e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
As mobilizações denunciam novamente os riscos que a aprovação das reformas do governo ilegítimo representa para a classe trabalhadora e para o País. Nas palavras de ordem do dia: Diretas Já! Fora Temer! Nenhum Direito a Menos! Entre as categorias que aderiram total ou parcialmente à greve no Ceará, estiveram: bancários, comerciários, eletricitários, metalúrgicos, caminhoneiros, portuários, trabalhadores da educação (municipais, estaduais e federais), servidores públicos (municipais, estaduais e federais); setor do comércio, transporte público e construção civil, entre outros. Houve registros de fechamento de comércio ainda em grandes centros urbanos de cidades como Crato, Camocim e Sobral. No Interior, houve, em alguns pontos, trancamentos de BRs e CEs, com apoio dos movimentos sociais.
O movimento grevista começou nos locais de trabalho e em espaços públicos, com grande concentração de pessoas, ao longo de todo o mês de junho. Esse dia 30 seguiu uma agenda de luta nacional, que culminou com a histórica greve do dia 28 de abril. No Ceará, hoje, ocorreram atos de rua, panfletagens, paralisações e atos de massa em praticamente todas as regiões. No Interior, eles se intensificaram no Vale do Jaguaribe, Sobral, Itapipoca e Cariri.
Depoimentos:
“As oito centrais sindicais que atuam no Ceará, irmanadas com os partidos políticos de esquerda e com o apoio indispensável dos movimentos sociais, conseguiram dar o seu recado nas ruas hoje em praticamente todo o Ceará e em Fortaleza, principalmente. Construímos hoje uma agenda formidável, em unidade absoluta e de forma participativa. É o que todos queremos e não vamos dar sossego: pelas Diretas Já! Por nenhum direito a menos! E pela derrubada do golpista Temer do poder!”
(Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará – CUT-CE)
(...)
Fonte: CUT - CE
Disponível em: http://www.cutceara.org.br/destaques/2705/grevepordireitos-50-mil-participam-de-ato-em-fortaleza-nesta-sexta-feira-30-6