sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CARAVANA A FAVOR DA GREVE

CONFIRA O VÍDEO!!!
A Fetamce levou uma caravana para o ato que marcou os 50 dias de greve dos servidores de Várzea Alegre que recebem apenas meio salário mínimo. A ‪#‎TVFetamce‬ acompanhou a atividade realizada na última quarta-feira, 05 de agosto.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A GREVE CONTINUA!!!

Em assembleia realizada hoje quarta-feira 12/08 com os servidores em greve no SSPMVA, decidiu-se por unanimidade que a GREVE CONTINUA com maior intensidade . Também foi decidido sobre um grande ato que será realizado no dia 26 de agosto com todos os servidores que recebem meio salário mínimo e outros assuntos inerentes à agenda da greve.







quarta-feira, 5 de agosto de 2015

SSPMVA prepara manifestação com apoio da Fetamce

O Sindicato dos Servidores Públicos de Várzea Alegre –SSPMVA, conseguiu no Tribunal Regional do Trabalho, medida liminar para garantir o pagamento de salários dos servidores que aderiram ao movimento paredista.
Na semana passada, a Prefeitura havia informado que cortaria os salários dos servidores em greve.
Para amanhã, os grevistas preparam mais uma manifestação pública, agora com apoio da Fetamce, para pressionar o governo a atender a principal demanda da greve que é aumentar de meio salário para um salário mínimo os vencimentos de vigilantes, auxiliares de serviços e merendeiras. São cerca de 300 trabalhadores nesta situação.
A Prefeitura paga os salários dessa categoria com base em 4 horas de serviços prestados e observando o que rege a CLT. O SSPMVA, apela para a Constituição, que determina pagamento de salário mínimo como menor salário. Outra justificativa da Prefeitura é que não há condições financeiras para atender a categoria.
Hoje pela manhã, a Prefeitura informou que recorrerá da decisão da justiça.
A greve já completou 50 dias

Liminar garante pagamento de salários de grevistas

Os grevistas do município de Várzea Alegre conseguiram medida liminar para garantir o pagamento de salários dos servidores que aderiram ao movimento paredista.
A decisão foi proferida pelo Desembargador Vice Presidente do Tribunal regional do Trabalho da 7ª Região, nos autos de Dissídio Coletivo de Greve, e determina que o município abstenha-se de proceder a qualquer desconto em folha de pagamento dos servidores grevistas, em relação às horas/dias não trabalhados pelos servidores, por ocasião da greve.
Caso o desconto já tenha sido realizado na folha do mês de Julho do corrente ano, determina-se, no prazo de 05 (cinco) dias, que seja elaborada folha complementar para o pagamento do salário do servidores grevistas, fixando multa diária de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por descumprimento da decisão, a ser revertida em favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Saiba mais
Os servidores do município de Várzea Alegre como vigilantes, auxiliar de serviços gerais e merendeira, em paralisação há mais de 45 dias, reivindicam o pagamento do salário mínimo.
O município alega que a carga horária para qual os servidores foram contratados é de apenas 20 horas semanais e não há finanças no munícipio para estabelecer esse piso com a referida hora de serviço prestado.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Nota contra o corte dos salários dos servidores em greve de Várzea Alegre

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), entidade representativa de 146 sindicatos de servidores municipais, manifesta total repúdio à Prefeitura de Várzea Alegre e ao prefeito Francisco Vanderlei de Sousa Freire pelo desconto nos salários dos servidores grevistas na cidade, que recebem menos de um salário mínimo e que estão há mais de 40 dias paralisados.
Entendemos que o desconto anunciado fere o direito de greve dos servidores públicos, em um claro gesto de autoritarismo, visto que, apesar dos pedidos feitos pela Prefeitura junto à Justiça, a greve não chegou a ser declarada ilegal ou abusiva.
O ato de crueldade da prefeitura foi comunicado por meio de ofício enviado ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Alegre (SSPMVA), na última quinta-feira (23), informando sobre a decisão de “proceder os descontos nos salários dos servidores em greve”.
A Fetamce entende que, ao invés de perseguir os trabalhadores em greve, o prefeito Francisco Vanderlei deveria cumprir a Constituição Federal, que proíbe remuneração de trabalhador inferior a um salário mínimo.
O direito à remuneração mínima do servidor público municipal independe do regime de horas trabalhadas, sendo o salário mínimo a garantia das necessidades vitais básicas e de preservação do poder aquisitivo do brasileiro.
Do mesmo modo, a Fetamce ratifica que a gestão extrapola os direitos e a legislação, ainda mais sem acordo com o SSPMVA, sindicato que está à frente da greve citada. Por isso, reivindicamos que a Prefeitura se sensibilize e abandone a postura que vem sendo tomada diante do caso, suspendendo o desconto e respeitando, desta forma, o direito de greve, recurso legítimo dos trabalhadores na defesa de seus direitos.

FONTE: http://www.fetamce.org.br/