sexta-feira, 24 de julho de 2015

Grevistas realizam “panelaço” na Prefeitura de V. Alegre

GREVISTAS-01

O discurso foi o mesmo, mas o barulho foi maior. O “panelaço” realizado na manhã desta quarta-feira (22) pelos servidores grevistas dos setores de limpeza, da merenda e de alguns vigias, chamou a atenção da população varzealegrense. Os manifestantes foram até a Prefeitura de Várzea Alegre, onde discursaram pedindo audiência com o prefeito Vanderlei Freire (PSD), na tentativa de se chegar a um acordo sobre o término da paralisação. O manifesto de hoje contou com a participação dos vereadores de oposição, Luiz do Conselho e Jeílson Sampaio, além dos agentes do Demutran, que também estão em greve neste município. Os servidores em greve querem a implantação de um salário mínimo como menor salário, independente da carga horária semanal de 4h trabalhadas. Ouça entrevista sobre o assunto:



segunda-feira, 20 de julho de 2015

Greve de cerca de 300 servidores completa um mês

Cerca de 300 servidores públicos municipais de Várzea Alegre continuam em greve. O movimento paredista já completou 30 dias cobrando da gestão municipal para serventes, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e alguns vigias que trabalham 4 horas o pagamento do salário mínimo como menor salário. Os servidores grevistas recebem de remuneração pelas 4 horas trabalhadas meio salário mínimo.
A prefeitura justifica que o pagamento tem base legal na CLT e que não há condições para que o município atenda a reivindicação dos grevistas.
O presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais disse que as negociações com o Município não avançaram e que os grevistas estão determinados a continuarem com o movimento.
O movimento grevista foi avaliado pela categoria em assembleia nesta manhã de quarta-feira. Dos encaminhamentos tirados é que deverão voltar às ruas em manifestação na próxima semana.
Outra greve
Os servidores do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre – decidiram na última sexta-feira (10), em assembleia realizada no Sindicato do Servidores Públicos de Várzea Alegre, iniciar uma greve a partir da próxima quinta-feira (16). As principais reivindicações dos agentes municipais de trânsito deste município são: Fixar o salário base no valor de R$ 960,00 (novecentos e sessenta reais) com garantias das demais vantagens e gratificações em lei; criação da GAT – Gratificação de Atividade de Trânsito com percentual de 20% sobre salário base; criação da gratificação de EPI (protetor solar) com percentual de 15% sobre o salário base; confecção de 02 (dois) fardamentos completos para os agentes de trânsito; adequação de um alojamento interno com estrutura de armário, beliches e ventiladores; aquisição de motocicletas padronizadas para o serviço de fiscalização ostensiva de trânsito.
Participaram da assembleia o presidente do SIATRANS/CE, Francisco Ronielli Gonçalves Cruz e o dirigente sindical Valdir Medeiros. Ficou decidido que que 30% do efetivo da categoria manterão o exercício da  atividade laboral.
Erialdo Abrahão declarou que o SSPMVA apoiará também esse movimento grevista, aliado ao sindicato que defende a categoria. Ele disse que outras categorias de servidores deverão ser mobilizados para engrossar a greve.

domingo, 5 de julho de 2015

Prefeitura e grevistas tentam acordo sobre fim da greve

Foto: Laece Oliveira | Prefeitura e grevistas tentam acordo sobre fim das paralisações

O SSPMVA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Alegre, o Comando de Greve e a Prefeitura Municipal se reuniram nesta quinta-feira (02) para discutir uma possível saída para o impasse gerado a partir da paralisação de parte das categorias dos setores de limpeza, da merenda e de alguns vigias, que recebem meio salário mínimo e que cobram a implantação do salário mínimo como menor salário, independente da carga horária trabalhada.
De posse das informações sobre o orçamento do município, o secretário de Finanças da prefeitura, Dackson Aquino, fez uma explanação das atuais condições financeiras municipais, numa tentativa de convencer os servidores e sindicato de que esse não é o momento ideal para que tais reivindicações – que envolvem aumento salaria – sejam feitas, dadas as dificuldades que se apresentam, impossibilitando qualquer aumento na folha de pagamento. O secretário informou que fez uma proposta para que sejam discutidos o adicional de insalubridade e de equipamentos de proteção individual, segundo ele, coisas possíveis de serem implementadas agora. “O Município não teria como pagar, como honrar, a folha de pagamento do servidor, caso venha a ter um aumento em cima da folha que a gente já tem, que já é um valor muito alto” – disse o Dackson Aquino.
Erialdo Abraão – presidente do SSPMVA – disse que esta foi a primeira audiência com o governo municipal para tratar da pauta dos grevistas. Ele informou que as propostas feitas pela prefeitura às categorias serão debatidas em assembleia que será realizada na próxima quarta-feira (08). Até lá, enfatiza o presidente, a greve continua, porque, segundo ele, é uma vontade dos servidores permanecerem paralisados. A manutenção ou não do movimento grevista será decidida na assembleia da semana que vem.