quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

FELIZ 2015

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA - 2014

O SSPMVA realizou neste sábado (20), a festa de CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA - 2014 dos Servidores Municipais. Essa festa vem se repetindo continuadamente em 2 anos. O evento ocorreu no ambiente do Centro Social Urbano - CSU, teve como animação o Dedé do Som.

O Presidente Erivaldo Abrahão de Oliveira, agradeceu a presença e a participação de todos, destacou a importância da categoria na construção e crescimento da entidade, finalizou desejando em nome da entidade um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

A Secretária Geral: Lúcia Costa de Almeida e Silva fez o uso da palavra enaltecendo o momento tão importante e repleto de sentimento de amor em face da proximidade das festas de final de ano.









segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Com foco nos direitos, Servidores Municipais lançam Campanha Salarial 2015


CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A IMAGEM EM TAMANHO GRANDE
"Eu Quero Mais Direitos" é a palavra de ordem da campanha salarial 2015 dos servidores municipais. Lançada durante a V Marcha Estadual do Trabalho Decente, realida no dia 11 de dezembro, a mobilização chama a atenção para 12 pautas nacionais, que receberão nos municípios o acréscimo de demandas locais, a fim de serem apresentadas e negociadas junto as Prefeituras de todo o Ceará. Na foto, os trabalhadores municipais que participaram na IV Jornada do Trabalho Decente, empunhado a marca da campanha.
Excepcionalmente lançada em evento de rua, a campanha este ano cumpre o propósito de aproximar ainda mais as demandas dos trabalhadores públicos da sociedade, além de casar sua temática com os objetivos da Marcha, que teve como slogan: “Não vão calar a nossa voz - Pelo Direito Humano à Liberdade Sindical e Trabalho Digno”.
Conheça a pauta da campanha salarial:
A campanha inclui propostas diretamente relacionados às demandas da categoria, mas também imperativos de toda a sociedade, como a Reforma Política e democratização dos meios de comunicação.
A Fetamce chama ainda a atenção para a necessidade do rompimento com os valores que caracterizam as gestões das cidades, sempre associadas a muito amadorismo, clientelismo, cooptação e corrupção. Propostas:
  • criação de mecanismos de justiça fiscal;
  • participação dos trabalhadores públicos na discussão orçamentária local;
  • reajuste salarial com ganho real para todos; fim da terceirização para atividades fins;
  • instituição de pisos salariais - sobretudo o cumprimento dos pisos regulamentados de professores, agentes de saúde e agentes de endemias;
  • planos de cargos e carreiras;
  • regulamentação da negociação coletiva - com a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) nas cidades;
  • concurso público;
  • fim do fator previdenciário;
  • igualdade de oportunidades para mulheres, negros/as, jovens e LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

O SSPMVA, foi representado por seu Secretário de Finanças: Magnaldo Barros Franco e o representante do Coletivo da Juventude: Cícero Anderson De Almeida Bezerra.

Marcha é marcada pela defesa dos direitos humanos dos trabalhadores


“Não vão calar a nossa voz”, este era o grito que mais se ouvia ontem (11/12), durante a V Marcha Estadual do Trabalho Decente, que partiu da Praça dos Mártires – Passeio Público, percorrendo as principais ruas do Centro de Fortaleza. A atividade foi marcada pela defesa da garantia dos Direitos Humanos, especialmente os direitos dos trabalhadores públicos.
O evento apresentou um conjunto extenso de violações que fazem com que servidores públicos vivam sob uma condição de quase não cidadania. O lema, portanto, vem para visibilizar quais direitos possuem, mas não são assegurados, pelos governos municipais.
A Marcha também contou com a inclusão de movimentos sociais, que levantaram questões mais profundas sobre as violências sofridas e as condições de vida contemporâneas destas populações, dando destaque à luta por moradia, às demandas do movimento de índios e negros, dos grupos feministas, das organizações de juventude e das crianças e dos adolescentes.
“A marcha busca visibilizar a realidade dos trabalhadores e todos aqueles que têm seus direitos negados. É um protesto que procura, por um lado, levantar questões e bandeiras reivindicativas dos servidores, e que buscam dialogar diretamente com as suas realidades, e, de outro lado, que busca promover um debate e diálogo com a população acerca da realidade que toca a ambos lados, buscando a resolução de problemas comuns. Desta forma, sob a bandeira do evento, estão inseridos discursos e práticas que visam a materialização de direitos”,  falou Enedina Soares, presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), que organizou o evento.

Ato na SRTE
A atividade também contou com o lançamento da Campanha Salarial 2015 dos Servidores Municipais, que tem como tema “Eu quero mais direitos” e traz uma pauta com 12 propostas gerais estaduais e está aberta para a construção da pauta municipal.
O documento das demandas da campanha, juntamente com relatório que cobra o registro sindical de sindicatos dos servidores municipais de todo o estado foi entregue ao Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Ceará, Francisco Ibiapina, que subiu ao trio da Fetamce em frente a sucursal do Ministério do Trabalho.
“Existem demandas, como a fiscalização dos direitos trabalhistas, que o Ministério tem sido omisso. Além disso, negar o registro sindical a uma entidade reconhecidamente atuante é um ataque ao Direito à Liberdade e Autonomia Sindical, também um Direito Humano”, explicou Enedina Soares.

O SSPMVA, foi representado por seu Secretário de Finanças: Magnaldo Barros Franco e o representante do Coletivo da Juventude: Cícero Anderson De Almeida Bezerra.