segunda-feira, 25 de agosto de 2014

DIA DE LUTA NA REGIÃO DO CARIRI

Encontro dos sindicatos municipais no Cariri. Várzea Alegre presente                                   com 20 servidores
                              
                        

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Atenção servidores!!!

VAMOS PARTICIPAR DESSE DIA de LUTA.
Ônibus saindo da sede social do SSPMVA, às 7h.
Informações - 92193511

Diretoria da Fetamce realiza Seminário de Planejamento Estratégico


A diretoria da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) deu o pontapé inicial no planejamento estratégico  para se preparar para os desafios do segundo semestre da nova gestão, eleita para o triênio 2014/2017. O encontro acontece nesta quarta-feira e quinta-feira, 13 e 14 de agosto, em Fortaleza, onde os diretores e coordenadores regionais debatem a conjuntura e as metas da entidade
“Não basta focarmos só os aspectos mais imediatos, como as demandas das categorias mais volumosas, como professores. Ainda temos importantes desafios mesmo para este segmento, além de necessitamos avançar, como a luta pelos Planos de Cargos e Carreiras de todos os servidores; a necessidade de efetivação da Lei do Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias; a manutenção dos direitos previdenciários; a garantia da negociação coletiva; a instituição da jornada de 30 horas semanais para os trabalhadores da saúde e muitos outros. A situação da segurança e saúde do  trabalhador, as questões de gênero, assim como o andamento das nossas bandeiras históricas de luta estão no bojo do planejamento. A Fetamce cresce para ser tão ou mais diversa que a sua base”, diz a presidenta da entidade, Enedina Soares.


O Seminário de Planejamento é conduzido pelo assessor institucional da Fetamce, Messias Moreira, e começou com o debate acerca da atual conjuntura dos servidores municipais do Ceará, com foco na ampliação da visão dos resultados da Federação.
Plebiscito
O evento abriu espaço ainda, em seu primeiro dia, com debate sobre o comitê do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Na oportunidade, a Federação confirmou o apoio à questão, juntamente com seus sindicatos. A meta de cada município da rede da entidade é de no mínimo 3 mil votos. Em todo o país, o Plebiscito espera ter a participação de pelo menos 10 milhões de votos. Saiba mais sobre a campanha em: www.plebiscitoconstituinte.org.br

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Sindicatos do Cariri realizarão paralisação regional cobrando as demandas salariais dos servidores municipais



Os trabalhadores reunidos debateram o recém-criado piso salarial dos Agentes de Saúde e de Combate a Endemias, desdobrando os encaminhamentos de seminário estadual realizado pela Fetamce no mês passado; o Plano Nacional de Educação (PNE); e a pendência acerca dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e os impactos desta questão nas carreiras vinculadas à educação municipal.
Os sindicatos presentes problematizaram as dificuldades de avançar nas negociações salariais, especialmente na categoria dos professores, pois a maioria das prefeituras da região estão se negando a conceder reajustes de acordo com o que é definido pela Lei do Piso do Magistério. É o caso do Crato, que está em estado de greve pleiteando a valorização salarial do magistério.
Além das críticas à situação do magistério, os sindicatos questionam também a falta de avanços da Prefeitura em relação ao reajuste salarial das demais categorias, como técnicos administrativos e profissionais de saúde.
A mesa de trabalhos do encontro contou com a participação, além de Júnior e de Enedina, do presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Cariri, Roni Cruz, e dos advogados sindicais Rayla Leal Luz, José Wilson Fernandes e Romênia.
Organização regional
Entre os destaques do debate feito pelos presidentes e demais representantes das organizações sindicais que compareceram ao evento, está o fortalecimento da articulação regional dos trabalhadores, com vistas a avançar na pressão, organização da Fetamce, além do avanço nas conquistas laborais nos municípios de Altaneira, Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Santana do Cariri e Várzea Alegre.


Na oportunidade, os sindicatos marcaram uma paralisação geral na região, marcada para o dia 21 de agosto, às 8 horas, com concentração em frente à TV Verdes Mares Cariri, o chamado "Dia de luta dos servidores municipais da Região do Cariri", com a seguinte pauta: : Plano de Cargos e Carreira; universalização do Salário Mínimo municipal; Reajuste consolidado do Piso Nacional do Magistério; e Piso Nacional dos Agentes de Saúde e de Combate a Endemias.
Descentralização
Enedina Soares apresentou ainda que uma das demandas deste novo mandato da direção da Fetamce é realizar ações de forma descentralizadas. Dessa forma, a dirigente confirmou que será disponibilizado total apoio ao dia D, já marcado, assim como trazer novas atividades para a região.

FONTE: http://www.fetamce.org.br/