sábado, 26 de outubro de 2013

CONVITE

Servidores municipais recebem qualificação em radiojornalismo

Cerca de 20 servidores municipais participaram do I Curso de Comunicação em Radiojornalismo, promovido, nos dias 22 e 23 de outubro, pela Central Única dos Trabalhadores do Ceará, em Fortaleza. O curso visou qualificar os trabalhadores a estruturarem seus programas de rádios de acordo com os critérios do jornalismo. As palestras e oficinas foram ministradas pelo radialista e professor de Universidade Federal do Ceará, Nonato Lima. Na ocasião, foram eleitos, ainda, os representantes dos 13 ramos para o Coletivo de Comunicação da CUT Ceará.


Nonato explicou as características do jornalismo no rádio e ressaltou os parâmetros para o bom exercício da comunicação no meio, como a linguagem, os textos concisos e as divisões do programa. Os participantes foram divididos em grupos de 10 pessoas e tiveram que produzir e gravar um programa de três minutos, desenvolvendo os gêneros entrevista e/ou notícia e/ou comentário.

Antônio Marques, secretário do Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Russas, falou que estava esperando uma oportunidade como essa e prometeu levar muito do que aprendeu para o seu município.  “Deveremos reestruturar o formato do nosso programa para trabalhar a organização do tempo e a seleção do público”, informou o sindicalista, que é um dos apresentadores do programa Voz do Servidor, da entidade, veiculado há dois anos. 

Ele adianta que os conhecimentos já serão aplicados no programa deste sábado. “Agora só vamos melhorar o que já fazíamos”, anima-se Antônio.

Ataíde de Oliveira, secretário de Comunicação da CUT Ceará, falou que a Central atingiu as expectativas planejadas para o curso. “[Com a qualificação de seus programas de rádio] estamos levando um poder para os trabalhadores”, enfatizou, acrescentando que os sindicalistas têm que estar informados e informando toda a luta que está acontecendo no País e no mundo.

Coletivo de Comunicação
No último dia do curso, foram escolhidos, ainda, os representantes dos 13 ramos das entidades filiadas para a formação do Coletivo de Comunicação da CUT Ceará. Pelos servidores municipais, serão titular e suplente, respectivamente, Magnaldo Barros (secretário de Comunicação da Fetamce e servidor municipal de Várzea Alegre), e Ozanir Evângela Oliveira (servira municipal de Quixadá).

O Coletivo visa fortalecer as ações da CUT do Ceará, integrando as informações que saem da Central para os seus filiados.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CONVITE

                                                                               

terça-feira, 15 de outubro de 2013

CONVITE

DIA DO (a) PROFESSOR (a)


REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO

O DESAFIO DE SER PROFESSOR NO SÉCULO XXI

O tempo atual, caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz diversos desafios para os professores. O acúmulo de informações, a velocidade da tecnologia, a transformação constante da prática pedagógica, são desafios que levam o professor a descobrir fórmulas que estimula o repensar continuamente das suas ações. Estudiosos afirmam que a rapidez das mudanças no mundo de hoje, é quase sufocante e é preciso o professor descobrir como lidar com esse acúmulo de conhecimento. O professor do século XXI tem incorporado toda a produção intelectual dos séculos passados e seu desafio é se formar e transformar sua prática constantemente, levando em conta às produções culturais e históricas atuais.

Algumas questões são preponderantes, como as dimensões da produção de conhecimento, as condições de trabalho e vida, além das contradições da experiência individual, social e histórica. O professor necessita compreender o tempo atual e se relacionar com ele; compreender o lado humano da prática docente e gostar de contato com o outro, se possível ter poderes sobrenaturais para lidar com as dificuldades da profissão na atualidade.

O professor do século XXI está enraizado no presente dinâmico e no processo arcaico de constituição de conhecimentos e valores éticos, estéticos e políticos que emergem na realização da prática educativa, presencial ou à distância, a partir de interações recorrentes com o meio. O contexto midiatizado do século XXI impõe desafios aos educadores. É preciso estar atento para refutar as visões simplistas que opõem as múltiplas linguagens à realidade escolar. Também se faz necessário estender e inventar a prática educativa, compreendendo o cruzamento e a aproximação de três vetores: tempo, espaço e velocidade. É preciso promover mudanças estruturais de ação-reação-ação.

Neste contexto, os diferentes setores da sociedade também têm responsabilidades. Mobilizar o poder público a promover ações concretas, ou seja, políticas públicas eficazes. Também lhes cabe denunciar formas de controle, que utilizem as tecnologias para concentrar poder e conter a criatividade e a inventividade. Os professores deveriam ser estimulados a explorar as possibilidades de perturbação, transgressão e subversão das identidades existentes. É preciso estimular, em matéria de identidade, o impensado, o arriscado, o inexplorado e o ambíguo, em vez do consensual e do assegurado, do conhecido e do assentado.

Enfim, resta ao professor além de tudo que já foi citado, favorecer toda experimentação que torne difícil o retorno do “eu”. A volta do “nós”, é mais um desafio e que é preciso estar aberto ao novo e ressignificar sempre a prática educativa, ser plural, dialogar com o novo, estar aberto às novas tecnologias e linguagens, mas sem perder as raízes, os valores, a vivência. Pensar quais são nossos desafios frente à velocidade, às novas tecnologias, à fragmentação e à turbulência.

Professora Lucia Costa
14/10/2013


sábado, 12 de outubro de 2013

Dois mil servidores de todo o Ceará marcham pela qualidade do serviço público

Uma marcha que deixou o seu recado. Sob os olhares curiosos dos fortalezenses que passaram pelo Centro da cidade na manhã desta sexta-feira (11), cerca de dois mil servidores municipais de todo o Ceará uniram suas vozes e marcharam contra a precarização do serviço público. Organizados em várias alas, eles ganharam os principais corredores comerciais de Fortaleza. Todos de preto, os municipais vestiram o luto protestando  contra a falta de prioridade nas políticas públicas para garantir a qualidade do serviço público no Estado.



















Vindos de diferentes regiões do Ceará, os servidores municipais abordaram fatores que geram  a precarização no serviço público, tema da marcha deste ano. Enedina Soares, presidenta da Fetamce, lembrou que a precarização no serviço público é sentida tanto pelo trabalhador como pela população,sendo necessário prioridade nos investimentos.
“Como o servidor trabalha para o povo, a garantia de seus direitos trabalhistas repercute diretamente na qualidade do serviço que ele presta à população”, disse, exemplificando que escolas bem-equipadas e postos de saúde bem-estruturados são reivindicações dos servidores que beneficiam diretamente a população.
Servidores vestidos levando sacos de dinheiros com o nome “Fundeb” faziam alusão aos gastos incorretos do Fundo da Educação, realizado por algumas administrações no Estado. Outra ala abordou o cabide de emprego, apadrinhamento de funcionários da Administração Pública por políticos, visando interesse particular, ao invés do coletivo.De maneira bem humorada, servidores criticaram a ação repressiva da polícia  utilizando spray de pimenta contra os professores e servidores nas manifestações,  e vestiram-se de prefeitos corruptos, desviando os recursos públicos, causando prejuízos a qualidades dos serviços.
Terceirizações e Saúde
Abordadas em uma das alas, as terceirizações foram bastante criticadas pelos sindicalistas. “Os companheiros(as) do Ceará vieram dizer não às terceirizações por compreenderem que essa forma de trabalho predispõe o trabalhador e a trabalhadora ao assédio moral, prejudicando a sua saúde”, avaliou Ozaneide Paulo, secretária de mulheres da CUT do Ceará.
O mal que a terceirização traz à saúde do trabalhador também foi exemplificado por Graça Costa, secretária das relações de trabalho da CUT Nacional. “De cada 10 pessoas que adoeceram por causa do trabalho, oito são terceirizados”, alertou. A sindicalista lembrou ainda que, embora retirado de votação, o projeto de lei 4330 de 2004 ainda representa um risco ao serviço público.
“Apesar de não citá-lo no texto, essa lei vai servir de referência na hora em que for discutir terceirização no serviço público e vai atingir todas as estatais”, ressaltou.
Reajuste professores
Os municipais protestaram ainda contra o avanço do PL 3776 de 2008, que propõe o reajuste do piso dos professores pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), ao invés do valor-aluno em cada ano, como está garantido na Lei do piso Salarial do magistério Lei 11.738/08.
Durante a marcha, foram colhidas assinaturas contra os projetos de lei 4330 de 2004 e 3776 de 2008.
A Fetamce continuará na luta para alertar à sociedade ao retrocesso que esses textos representam aos direitos da classe trabalhadora e não cessará enquanto os referidos projetos estiverem em risco de entrarem, mais uma vez, na pauta de votação do Congresso Nacional.
Além de servidores municipais, participaram da marcha a Central Única dos Trabalhadores, Central dos Movimentos Populares, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Índios Tapebas de Caucaia, metalúrgicos, comerciários, rurais, estudantes, trabalhadores dos correios.
Saiba mais
Temas denunciados: regimes próprios de previdência, onde não há  a garantia da aposentadoria dos servidores;
Concurso público;
Desvios de recursos públicos;
Cobramos mais investimentos para os serviços públicos.

O SSPMVA foi representado pelo seu Secretário de Finanças e representante da Região do Cariri, Magnaldo Barros Franco, apoiando assim o movimento e defendendo a não precarização do serviço público.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Marcha Estadual - Servidores exigem um basta à precarização do trabalho!

Na manhã da proxima sexta-feira (11), as ruas do Centro de Fortaleza se transformarão em corredores para a marcha de mais cinco mil servidores municipais de todo o Estado. Trata-se da IV Marcha Estadual do Trabalho Decente, realizada pela Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), com apoio da Central Única dos Trabalhadores e de outros sindicatos. Nesta edição, o tema será “Basta de Precarização no Serviço Público Municipal”, uma referência aos riscos que a terceirização representa aos direitos trabalhistas e à sociedade.


Valendo-se do bom-humor e da seriedade, os milhares de participantes querem mostrar aos cearenses que as terceirizações precarizam o serviço público, trazendo prejuízos tanto aos funcionários quanto aos usuários, como ressalta a presidenta da Fetamce, Enedina Soares.
“A disseminação terceirizações impedem a realização de concursos públicos e aumentam os riscos à saúde do trabalhador ‘cumpridor de metas’. Um sistema assim não deve servir de modelo para um serviço público de qualidade para a sociedade”, alerta a sindicalista.
Estampado nas camisas dos participantes, o preto traz o protesto ao avanço indiscriminado das terceirizações, com a possível aprovação do PL 4330/04 no Congresso Nacional, e à facilitação que a terceirização promove para a exploração do trabalhador.
Temas-denúncia
O assunto será retratado em nove alas da marcha, cada qual com um tema-denúncia, que vão desde a farra dos cabides de emprego ao projeto de lei federal 4330/04, que permite a disseminação das terceirizações para quaisquer atividades da empresa (atualmente, somente atividades-meios, ou seja, que não fazem parte da linha principal da instituição, podem terceirizar funcionários. Limpeza e manutenção técnica são exemplos).
“Os servidores municipais de diversas regiões do Estado vêm à Fortaleza para mostrar sua preocupação e indignação caso o referido projeto, em curso no Congresso, seja aprovado. O povo precisa saber dos enormes riscos que isso pode trazer ao trabalhador”, ressalta Enedina.
A concentração está prevista para as 8h, na praça da Bandeira, com saída prevista para as 9h.
A marcha percorre as vias General Sampaio e Duque de Caxias, passa pela praça Coração de Jesus e termina na  praça José de Alencar.

:: Serviço:
IV Marcha Estadual do Trabalho Decente
Data: sexta-feira, 11 de outubro, a partir das 9h
Saída da praça da Bandeira, às 9h; e chegada na praça José de Alencar
Fonte: Assessoria de Comunicação
Última atualização: 02/10/2013 às 23:10:44