sábado, 26 de outubro de 2013
Servidores municipais recebem qualificação em radiojornalismo
Cerca de 20 servidores municipais participaram do I Curso de Comunicação em Radiojornalismo, promovido, nos dias 22 e 23 de outubro, pela Central Única dos Trabalhadores do Ceará, em Fortaleza. O curso visou qualificar os trabalhadores a estruturarem seus programas de rádios de acordo com os critérios do jornalismo. As palestras e oficinas foram ministradas pelo radialista e professor de Universidade Federal do Ceará, Nonato Lima. Na ocasião, foram eleitos, ainda, os representantes dos 13 ramos para o Coletivo de Comunicação da CUT Ceará.
Nonato explicou as características do jornalismo no rádio e ressaltou os parâmetros para o bom exercício da comunicação no meio, como a linguagem, os textos concisos e as divisões do programa. Os participantes foram divididos em grupos de 10 pessoas e tiveram que produzir e gravar um programa de três minutos, desenvolvendo os gêneros entrevista e/ou notícia e/ou comentário.
Antônio Marques, secretário do Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Russas, falou que estava esperando uma oportunidade como essa e prometeu levar muito do que aprendeu para o seu município. “Deveremos reestruturar o formato do nosso programa para trabalhar a organização do tempo e a seleção do público”, informou o sindicalista, que é um dos apresentadores do programa Voz do Servidor, da entidade, veiculado há dois anos.
Ele adianta que os conhecimentos já serão aplicados no programa deste sábado. “Agora só vamos melhorar o que já fazíamos”, anima-se Antônio.
Ataíde de Oliveira, secretário de Comunicação da CUT Ceará, falou que a Central atingiu as expectativas planejadas para o curso. “[Com a qualificação de seus programas de rádio] estamos levando um poder para os trabalhadores”, enfatizou, acrescentando que os sindicalistas têm que estar informados e informando toda a luta que está acontecendo no País e no mundo.
Coletivo de Comunicação
No último dia do curso, foram escolhidos, ainda, os representantes dos 13 ramos das entidades filiadas para a formação do Coletivo de Comunicação da CUT Ceará. Pelos servidores municipais, serão titular e suplente, respectivamente, Magnaldo Barros (secretário de Comunicação da Fetamce e servidor municipal de Várzea Alegre), e Ozanir Evângela Oliveira (servira municipal de Quixadá).
O Coletivo visa fortalecer as ações da CUT do Ceará, integrando as informações que saem da Central para os seus filiados.
Nonato explicou as características do jornalismo no rádio e ressaltou os parâmetros para o bom exercício da comunicação no meio, como a linguagem, os textos concisos e as divisões do programa. Os participantes foram divididos em grupos de 10 pessoas e tiveram que produzir e gravar um programa de três minutos, desenvolvendo os gêneros entrevista e/ou notícia e/ou comentário.
Antônio Marques, secretário do Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Russas, falou que estava esperando uma oportunidade como essa e prometeu levar muito do que aprendeu para o seu município. “Deveremos reestruturar o formato do nosso programa para trabalhar a organização do tempo e a seleção do público”, informou o sindicalista, que é um dos apresentadores do programa Voz do Servidor, da entidade, veiculado há dois anos.
Ele adianta que os conhecimentos já serão aplicados no programa deste sábado. “Agora só vamos melhorar o que já fazíamos”, anima-se Antônio.
Ataíde de Oliveira, secretário de Comunicação da CUT Ceará, falou que a Central atingiu as expectativas planejadas para o curso. “[Com a qualificação de seus programas de rádio] estamos levando um poder para os trabalhadores”, enfatizou, acrescentando que os sindicalistas têm que estar informados e informando toda a luta que está acontecendo no País e no mundo.
Coletivo de Comunicação
No último dia do curso, foram escolhidos, ainda, os representantes dos 13 ramos das entidades filiadas para a formação do Coletivo de Comunicação da CUT Ceará. Pelos servidores municipais, serão titular e suplente, respectivamente, Magnaldo Barros (secretário de Comunicação da Fetamce e servidor municipal de Várzea Alegre), e Ozanir Evângela Oliveira (servira municipal de Quixadá).
O Coletivo visa fortalecer as ações da CUT do Ceará, integrando as informações que saem da Central para os seus filiados.
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
terça-feira, 15 de outubro de 2013
DIA DO (a) PROFESSOR (a)
REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO
O DESAFIO DE SER PROFESSOR NO SÉCULO XXI
O tempo atual, caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz diversos desafios para os professores. O acúmulo de informações, a velocidade da tecnologia, a transformação constante da prática pedagógica, são desafios que levam o professor a descobrir fórmulas que estimula o repensar continuamente das suas ações. Estudiosos afirmam que a rapidez das mudanças no mundo de hoje, é quase sufocante e é preciso o professor descobrir como lidar com esse acúmulo de conhecimento. O professor do século XXI tem incorporado toda a produção intelectual dos séculos passados e seu desafio é se formar e transformar sua prática constantemente, levando em conta às produções culturais e históricas atuais.
Algumas questões são preponderantes, como as dimensões da produção de conhecimento, as condições de trabalho e vida, além das contradições da experiência individual, social e histórica. O professor necessita compreender o tempo atual e se relacionar com ele; compreender o lado humano da prática docente e gostar de contato com o outro, se possível ter poderes sobrenaturais para lidar com as dificuldades da profissão na atualidade.
O professor do século XXI está enraizado no presente dinâmico e no processo arcaico de constituição de conhecimentos e valores éticos, estéticos e políticos que emergem na realização da prática educativa, presencial ou à distância, a partir de interações recorrentes com o meio. O contexto midiatizado do século XXI impõe desafios aos educadores. É preciso estar atento para refutar as visões simplistas que opõem as múltiplas linguagens à realidade escolar. Também se faz necessário estender e inventar a prática educativa, compreendendo o cruzamento e a aproximação de três vetores: tempo, espaço e velocidade. É preciso promover mudanças estruturais de ação-reação-ação.
Neste contexto, os diferentes setores da sociedade também têm responsabilidades. Mobilizar o poder público a promover ações concretas, ou seja, políticas públicas eficazes. Também lhes cabe denunciar formas de controle, que utilizem as tecnologias para concentrar poder e conter a criatividade e a inventividade. Os professores deveriam ser estimulados a explorar as possibilidades de perturbação, transgressão e subversão das identidades existentes. É preciso estimular, em matéria de identidade, o impensado, o arriscado, o inexplorado e o ambíguo, em vez do consensual e do assegurado, do conhecido e do assentado.
Enfim, resta ao professor além de tudo que já foi citado, favorecer toda experimentação que torne difícil o retorno do “eu”. A volta do “nós”, é mais um desafio e que é preciso estar aberto ao novo e ressignificar sempre a prática educativa, ser plural, dialogar com o novo, estar aberto às novas tecnologias e linguagens, mas sem perder as raízes, os valores, a vivência. Pensar quais são nossos desafios frente à velocidade, às novas tecnologias, à fragmentação e à turbulência.
Professora Lucia Costa
14/10/2013
sábado, 12 de outubro de 2013
Dois mil servidores de todo o Ceará marcham pela qualidade do serviço público
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Marcha Estadual - Servidores exigem um basta à precarização do trabalho!
Na manhã da proxima sexta-feira (11), as ruas do Centro de Fortaleza se transformarão em corredores para a marcha de mais cinco mil servidores municipais de todo o Estado. Trata-se da IV Marcha Estadual do Trabalho Decente, realizada pela Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), com apoio da Central Única dos Trabalhadores e de outros sindicatos. Nesta edição, o tema será “Basta de Precarização no Serviço Público Municipal”, uma referência aos riscos que a terceirização representa aos direitos trabalhistas e à sociedade. Valendo-se do bom-humor e da seriedade, os milhares de participantes querem mostrar aos cearenses que as terceirizações precarizam o serviço público, trazendo prejuízos tanto aos funcionários quanto aos usuários, como ressalta a presidenta da Fetamce, Enedina Soares. “A disseminação terceirizações impedem a realização de concursos públicos e aumentam os riscos à saúde do trabalhador ‘cumpridor de metas’. Um sistema assim não deve servir de modelo para um serviço público de qualidade para a sociedade”, alerta a sindicalista. Estampado nas camisas dos participantes, o preto traz o protesto ao avanço indiscriminado das terceirizações, com a possível aprovação do PL 4330/04 no Congresso Nacional, e à facilitação que a terceirização promove para a exploração do trabalhador. Temas-denúncia O assunto será retratado em nove alas da marcha, cada qual com um tema-denúncia, que vão desde a farra dos cabides de emprego ao projeto de lei federal 4330/04, que permite a disseminação das terceirizações para quaisquer atividades da empresa (atualmente, somente atividades-meios, ou seja, que não fazem parte da linha principal da instituição, podem terceirizar funcionários. Limpeza e manutenção técnica são exemplos). “Os servidores municipais de diversas regiões do Estado vêm à Fortaleza para mostrar sua preocupação e indignação caso o referido projeto, em curso no Congresso, seja aprovado. O povo precisa saber dos enormes riscos que isso pode trazer ao trabalhador”, ressalta Enedina. A concentração está prevista para as 8h, na praça da Bandeira, com saída prevista para as 9h. A marcha percorre as vias General Sampaio e Duque de Caxias, passa pela praça Coração de Jesus e termina na praça José de Alencar. :: Serviço: IV Marcha Estadual do Trabalho Decente Data: sexta-feira, 11 de outubro, a partir das 9h Saída da praça da Bandeira, às 9h; e chegada na praça José de Alencar | |
Fonte: Assessoria de Comunicação | |
Última atualização: 02/10/2013 às 23:10:44 |
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