quinta-feira, 30 de maio de 2013

Piso salarial é, somente, lei


Não há razão nem motivo para que um governo, seja ele qual for, queira se vangloriar, tão somente, porque paga o piso salarial de determinada categoria.

Ora, qualquer piso é sempre lei que há de ser cumprida e mais, é apenas o mínimo do mínimo que se pode ganhar por determinada prestação trabalho, não havendo, portanto, júbilo para comemoração.

Assim, por exemplo, o Piso do Magistério, uma vergonha nacional. O país que se preza e prima pela educação deve sempre valorizar seus professores. E, evidentemente, a valorização destes profissionais perpassa também, pelo salário que, por sua vez, não deverá ser piso, e sim, teto.

Todavia, já ouvi muita propaganda, muito blá blá blá de prefeitos por aí afora se vangloriando, por dizer que “paga bem aos professores. Paga o Piso do Magistério”. Meu Deus!...
Erialdo Abrahão - Presidente do SSPMVA

Vilani de Souza (CE) é a nova presidenta da Confetam



Os 20 estados representados por 300 delegados que participaram do 5º Congresso Nacional dos Servidores Públicos Municipais, realizado em Beberibe, elegeram Vilani de Souza Oliveira, servidora cearense, como nova presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Brasil - CONFETAM, entidade representativa de 17 Federações e de um total de 776 sindicatos filiados em todo o país. 
 
A atividade, que teve início na noite do dia 23 de maio, no Hotel Parque das Fontes, contou com um retrospecto das políticas e os avanços conquistados pela CONFETAM desde sua fundação em 1995. Na época, foram 5 estados e 22 sindicatos. Hoje, a Confederação cutista conta com representação em 22 Estados. Em três anos, a Confederação ampliou sua base de 440 para mais de 770 sindicatos de servidores municipais filiados à CUT e às federações.
 
Destaque também para os grupos de trabalhos e mesas temáticas que transcorreram durante os dias 24 e 25 de maio e que debateram a agenda de lutas dos trabalhadores do setor público de todo o país, tais como nacionalização da campanha salarial, defesa do piso salarial, alternativas para a saúde pública, comunicação sindical, direitos da juventude, entre outros.
 
A atividade foi prestigiada pela presidenta da FETAMCE, Enedina Soares; o senador José Pimentel; a presidenta da CUT Ceará, Joana Almeida; o presidente da CUT São Paulo, Adi dos Santos Lima; recém-eleita presidente do Comitê Mundial de Mulheres da Internacional do Serviço Público, Junéia Batista; o deputado federal Artur Bruno; e o presidente da CUT Nacional, Wagner Freitas.
 
Saiba mais
A eleição para a direção da Confetam é congressual e ocorre a cada três anos. Além de Vilani, Carmem Silvia, também do Ceará, compõe a nova diretoria, na Secretaria de Relações de Trabalho. No final do evento, a delegação cearense fez uma homenagem de despedida aos delegados de todo o Brasil, cantando a música "Terra da Luz", de Ítalo e Reno, em coro.

O SSPMVA foi representado pelo seu Secretário de Finanças: Magnaldo Barros Franco
170.JPG
23.jpg
62.jpg

Ministério Público apreende veículos do transporte escolar

carros


Nesta manhã de segunda-feira, 27, por ordem do Ministério Público, por meio do promotor de justiça da comarca, Oscar Stefano Fioravanti Júnior, a Polícia Militar realizou blitz na BR – 230 com o objetivo de conferir veículos do transporte escolar da cidade.
Segundo o promotor de justiça, que esteve na blitz, alguns motoristas e carros estavam com documentos irregulares e foram conduzidos ao pátio da delegacia.
Foram apreendidos quatro carros, sendo: Um ônibus, dois caminhões e uma D-20.
O objetivo do Ministério Público e acabar com o transporte de alunos em carros abertos ou em caminhões do tipo pau de arara.
A Prefeitura informou que, embora exista dificuldades para trocar a frota do transporte escolar, tentará obedecer ao que manda o Ministério Público, e com esse objetivo, já manteve contato com a empresa que fornece o serviço ao Município.
Lutar por um transporte público de qualidade, está na Pauta de Reivindicação da campanha salarial de 2013 do SSPMVA e FETAMCE.

domingo, 19 de maio de 2013

Vigias Municipais, Reivindicam o Adicional Noturno

Foto
O adicional noturno, de 20% (vinte por cento), é devido, de maneira geral, quando o trabalho é executado das 22h às 5h do dia seguinte, tal verba é decorrente de lei, inclusive com previsão constitucional. Desse modo, é direito indisponível de qualquer vigia a percepção, fora o salário-base, do adicional noturno, obviamente, se houver labor neste horário. Ficou deliberado que, dia 21, a categoria protocolava na Prefeitura o requerimento para a implantação do Adicional Noturno via administrativa.

domingo, 5 de maio de 2013

RELATÓRIO DAS REUNIÕES NA SEDE DO SSPMVA

Dia 01/05/2013:

Festa do(a) trabalhador(a) municipal com musica ao vivo,sorteio de prêmios, feijoada, mungunzá e outras diversões. na ocasião ficou informado que na sexta-feira, haveria uma reunião entre o SSPMVA e a PREFEITURA. Ficou deliberado que a categoria, retornaria no sábado pela manhã, para conhecer o resultado do encontro. Caso não atenda as reivindicações dos servidores aprovaria o indicativo de greve

Dia 03/05/2013: 
   MANHÃ:


TARDE: 




DIA 04/05/2013: Reunião com a categoria na sede do SSPMVA