domingo, 20 de novembro de 2011

Campanha salarial de servidores municipais é lançada na Assembléia Legislativa




O lançamento da campanha salarial dos servidores públicos municipais para 2012 foi tema de debate no Complexo de Comissões Técnicas da Assembléia, na tarde desta quarta-feira (16/11). A deputada Rachel Marques (PT), que propôs o debate, destacou a importância da valorização dos servidores para melhorar a qualidade do serviço público na esfera municipal.

Rachel lembrou que o debate foi solicitado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e elogiou a antecipação do lançamento da campanha. “Com o lançamento em novembro ainda há tempo para mobilizar a categoria nos municípios e para incluir na Lei Orçamentária os recursos necessários para implementar as reivindicações”, disse a parlamentar.
O deputado federal Artur Bruno (PT-CE), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Servidores Municipais, destacou a importância de fortalecer a categoria. “Só teremos serviço público de qualidade se os servidores forem bem remunerados e tiverem boas condições de trabalho”, afirmou.

O parlamentar disse que a Frente Parlamentar tem acompanhado a mobilização dos servidores e denunciado arbitrariedades. “Muitos municípios brasileiros pagam menos de um salário mínimo aos seus servidores, há um excesso de terceirizados e ainda são comuns as perseguições e transferências por motivos políticos”, disse Bruno.

A presidente da Fetamce, Enedina Soares, disse que a campanha será lançada também em dez cidades do Interior e citou reivindicações dos servidores municipais, como a destinação de 10% do PIB Nacional para a educação e a realização de concursos. Ela destacou, ainda, a luta pelo cumprimento da Lei do Piso Salarial dos professores e afirmou que 30% das prefeituras do Ceará ainda pagam menos de um salário mínimo aos seus servidores.

A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, Graça Costa, lembrou que o lançamento nacional da Campanha Salarial 2012 aconteceu em Brasília, no dia 8 de novembro. Ela destacou a importância do movimento nacional, com uma pauta unificada, que reúne mais de 1,4 milhões de servidores, em todo o País. No Ceará, há cerca de 200 mil servidores municipais.

Também participaram da audiência o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), Jerônimo Nascimento; o secretário da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)- secção Ceará, Clóvis Renato Farias; o coordenador de Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ediran Teixeira, e vários outros dirigentes sindicais dos municípios.

O SSPMVA foi representado pela Secretária de Formação, Comunicação e Cultura a Senhorita Sulida Alves de Freitas e a Suplente do Conselho Fiscal Elza Gomes Alves, na oportunidade a secretária, ocupou a tribuna como representante da Região do Cariri, defendendo um trabalho decente para os servidores municipais da Região e argumentou a questão salarial, onde o município de Várzea alegre paga meio salário mínimo como menor salário, e na ocasião denunciou a Câmara municipal, por não conceder espaço democrático a entidade representativa dos servidores municipais.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

COMEMORAÇÕES DO DIA DO(a) SERVIDOR(a) PÚBLICO(a)

Os servidores públicos municipais de Várzea Alegre, tiveram na ultima sexta-feira, 28 de outubro, o seu dia de comemoração, reflexão e lazer. O evento marcou o dia alusivo da categoria. As atividades foram animadas pelo cantor Dedé, onde na ocasião houve a distribuição de brindes, brincadeiras e contou com uma grande participação dos servidores de diversas áreas da administração. Na parte da tarde, tivemos jogos masculino e feminino com as devidas premiações.