segunda-feira, 24 de agosto de 2009



Sindicato: Nossa identidade coletiva

Mas quem é o sindicato?
Ele fica sentado em sua casa com telefone?
Seus pensamentos são secretos,
Suas decisões desconhecidas?quem é ele?
Nós somos ele você, eu, vocês, nós todos.
Ele veste a sua roupa, companheiro,
E pensa como a sua cabeça
Onde moro é a casa dele,
E quando você é atacado ele luta
Mostre-nos o caminho que devemos seguir
E nós seguiremos com você.
Mas não siga sem nós o caminho correto
Ele é sem nós, o mais errado
Não se afaste de nós! Podemos errar e você ter razão.
Portanto, não se afaste de nós!
Que o caminho curto é melhor que o longo,
Ninguém nega. Mas quando alguém o conhece
E não é capaz de mostra-lo a nós,
De que nos serve sua sabedoria?
Seja sábio conosco! Não se afaste de nós!
(Bertold Brecht)

Participe das nossas lutas e conquistas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009



A FETAMCE esteve promovendo nos dias 19 e 20/8, O Seminário de Formação Política para Dirigentes e Militantes Sindicais - Concepções, Estruturas e Práticas Sindicais, com o instrutor Helder Molina (historiador, mestre em Educação, professor da UERJ, assessor de formação da CUT/RJ). O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Alegre-Ce, esteve presente no encontro através do seu presidente: Magnaldo Barros Franco. No primeiro dia, das 9 às 12 horas foram passadas noções básicas sobre a sociedade capitalista, com destaque para o que é o capitalismo, como surgiu, como funciona estado capitalista, as classes sociais, luta de classes, ideologia capitalista, os processos de exploração e dominação de classes. Ainda pela manhã do dia 19/8, aconteceu um breve resgate da história das lutas dos trabalhadores e do movimento sindical, com destaque a história de como surgiram os sindicatos, qual sua função na sociedade, Papel na negociação capital X trabalho. o que é movimento sindical, origens no Brasil, sindicalismo e trabalhadores na construção do Estado e da sociedade brasileira, a Era Vargas e o sindicalismo corporativo; Sindicalismo na ditadura militar; O novo sindicalismo e da CUT. Na tarde do dia 19/08 (quarta-feira) das 14 às 18horas, o formador Helder Molina destacou a estrutura sindical, hoje: a relação sindicato- partidos-estado e as centrais sindicais. As 8 centrais sindicais atuais: Origens, concepções ideológicas e propostas políticas: Quem são, o que pensam, quais seus projetos, porque existem e como funcionam, os partidos políticos e suas relações com os movimentos sociais. O reconhecimento e legalização das centrais, a questão do imposto sindical. A relação Sindicato X Partido X Estado X Governo. Ideologia e políticas neoliberais: Sindicalismo e a resistência ao neoliberalismo. Estado mínimo e mercado máximo, e a resistência dos trabalhadores. A CUT hoje: Adaptação, resistência e proposição? No tema concepção, prática e ética sindical, o curso deu ênfase a A administração sindical, funcionamento da máquina, relação com funcionários do sindicato.

O que é ser dirigente sindical; O que é ser OLTs, papel do OLT dentro da estrutura sindical; Os perigos e armadilhas da burocratização e do corporativismo; A corrupção ideológica e a adaptação do dirigente ou militante sindical à ideologia capitalista; A questão da ética e a prática, a relação com a máquina e com a base; A relação entre planejamento-formação-ação política; Um perfil do bom dirigente e militante. Na quinta-feira, dia 20/8, o formador fez um exercício de como fazer análise de conjuntura, sobre o Contexto econômico e político atual, no Brasil, na América Latina e no mundo, a luta de classes, cenários, aliados e adversários, correlação de forças, atores sociais, grupos e classes em disputas. Hoje: O Estado brasileiro, as reformas e o papel dos movimentos sociais; O atual governo, seus avanços, suas contradições, seus limites, a correlação de forças, a autonomia e independência dos movimentos sociais. À tarde, das 14 às 17 horas - técnicas e exercícios de oratória: analisando a conjuntura - técnicas de voz, postura corporal, gestos e movimentos; Técnicas de construção de texto e discurso, uso de microfone; Exercícios práticos, individuais, de oratória com microfone em tribuna, tempo cronometrado e avaliação coletiva do discurso.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009



Lula assina lei que eleva pena para pedofilia e estupro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que aumenta a pena para crimes de pedofilia, de estupro seguido morte e de assédio sexual de menores. Determina ainda que qualquer crime sexual que resulte em gravidez terá aumento de 50% na pena. Caso o criminoso transmita doença sexual para vítima, a pena terá acréscimo que vai variar de um sexto à metade do tempo. Pela nova legislação passa também a ser considerado crime a prática de qualquer ato libidinoso contra menores de 14 anos e deficientes, que antes era considerado apenas atentado violento ao pudor. De acordo com o texto, o estupro contra maiores de 14 anos e menores de 18 anos passará a ter uma pena de oito a 12 anos de reclusão. Hoje, a pena vai de seis a dez anos. No caso do estupro seguido de morte, a pena máxima que hoje é de 25 anos passa para até 30 anos de prisão. Se houver violação sexual mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação da vontade da vítima, a pena aumentará de um a três anos de reclusão para de dois a seis anos. Se o crime for cometido com o objetivo de obter vantagem econômica, será aplicada também multa ao criminoso. Para o crime de assédio sexual de menores de 18 anos, a pena, que hoje é de um a dois anos de reclusão, será aumentada para um mínimo de um ano e quatro meses a dois anos e oito meses. Em caso de corrupção de menores, a pena será ampliada de um a quatro anos, para dois a cinco anos de reclusão. O mesmo projeto classifica agora como crime o estupro de vulnerável, que são os menores de 14 anos, e os deficientes, assim como qualquer ato libidinoso com menores de 14 anos e outros vulneráveis, estabelecendo uma pena de oito a quinze anos para quem praticá-los. O tráfico de pessoas, normalmente mulheres, seja no País, seja fora do País, terá uma pena de reclusão de dois a seis anos, no primeiro caso, e de três a oito anos, se for internacional. A pena é aumentada da metade, nos dois casos, se a vitima for menor de 18 anos ou se, por enfermidade ou doença mental, não tiver discernimento para a prática do ato.
Fique de olho e denuncie, a lei é a arma!!!!!

sábado, 8 de agosto de 2009

Aniversário do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Alegre



O encerramento das comemorações do aniversário de 20 anos de fundação do S.S.P.M.V.A. (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Alegre-Ce), na noite do dia 20 de junho do corrente ano, teve um "gostinho especial" . Além da presença dos cantores varzealegrenses (Katiane e Aislan), a direção do S.S.P.M.V.A. adotou a ornamentação da festa que teve um toque bem junino: balões, banderolas e comidas típicas.
Parabéns a todos (as) que compareceram ao evento.